Sono e envelhecimento: dicas de sono para adultos mais velhos

Quanto mais saudável você é, melhor você dormirá. Por outro lado, quanto mais condições médicas você tiver, menor a probabilidade de você dormir bem. Novas descobertas de um estudo mostraram que dormir menos de sete horas por noite está associado a maiores probabilidades de obesidade, pressão alta, diabetes, doenças cardíacas, derrame, sofrimento mental e morte.

Quantas horas de sono os idosos precisam?

Mudanças que afetam o sono ocorrem naturalmente após os 60 anos de idade. Mudanças nos níveis de melatonina (hormônio do sono) podem nos levar a uma dificuldade para adormecer, dormir mais levemente e acordar mais vezes durante a noite. Podemos dormir mais cedo e se levantar com os pássaros. No entanto, estudos mostram que os idosos ainda precisam de sete a oito horas de sono a cada noite – não muito menos do que precisávamos aos 20 anos de idade.

A falta de sono deprime nosso sistema imunológico, afeta nossas atividades diárias, aumenta a confusão, afeta nosso humor e concentração e pode levar a quedas. É realmente vital para uma boa saúde, boa nutrição, exercícios regulares e uma atitude positiva. Então, se você não está dormindo profundamente, consulte seu médico.

7 dicas de sono para adultos mais velhos

1. Desenvolva uma rotina de sono mais consistente

Vá para a cama na mesma hora todas as noites. Adormeça na mesma posição. Tomar uma xícara de leite quente ou chá de ervas. Um banho quente na banheira antes de se deitar. O importante é encontrar uma prática que funcione para você.

2. Resolver problemas de ronco

Se o ronco for grave o suficiente para interromper a respiração, considere se a apnéia do sono pode ser a causa de seus problemas de sono e converse com um médico.

3. Deixe sua mente e corpo desacelerar perto da hora de dormir

Evite atividades estimulantes durante a madrugada, como comer (especialmente alimentos condimentados), assistir TV ou debates animados com a família ou amigos. Algumas músicas tranquilas ou um pouco de leitura são as melhores escolhas na hora de dormir. Tente também o relaxamento muscular progressivo – tensionando e relaxando sistematicamente todos os grupos musculares do seu corpo.

4. Tente usar mais travesseiros se tiver dores no corpo

Aqueles que dormem de lado, por exemplo, usarão um travesseiro entre os joelhos. Se você dorme de costas, um pequeno travesseiro sob a parte de trás dos joelhos reduzirá o estresse na coluna. Igualmente importante – considere a idade do seu colchão. Verifique se você está muito atrasado para uma troca de colchão que lhe forneça mais suporte.

5. Pule suas sonecas da tarde

Um cochilo é bom desde que você durma bem à noite, mas é um péssimo hábito para quem sofre de insônia.

6. Mude o seu ambiente de sono

Mudanças de temperatura, luz e níveis de ruído podem interromper seu sono. Festas ruidosas ao lado? Pode valer a pena investir em algo que crie ruído branco, seja um ventilador ou uma música de fundo, na internet há várias opções, inclusive “a musica do útero”.

7. Aborde seus níveis de estresse

Preocupações são outro culpado de noites sem dormir. Uma boa ideia é escrever suas preocupações em um diário como uma maneira de deixá-las ir. Sua estratégia pode ser a de assistir a vídeos engraçados ou ler um romance de suspense. A preocupação é o resultado de uma mente hiperativa, então relaxe concentrando-se em outra coisa – como suas lembranças favoritas da família e dos amigos. Isso deve inspirar sonhos mais agradáveis.

Como a insônia é a queixa de sono mais comum entre os brasileiros atualmente, muitos recorrem a medicamentos para dormir vendidos sem receita, como anti-histamínicos e melatonina. Estes podem ajudar a curto prazo, mas geralmente não são recomendados para terapia a longo prazo. As drogas podem diminuir a qualidade do seu sono após uso prolongado e regular. Portanto, concentre-se nas causas específicas por trás de suas dificuldades de sono e converse com seu médico se as coisas não melhorarem.

Flávia Valadares – Neurocientista Fundadora da Escola PraticaMente