O estresse sobre o COVID-19 está te mantendo acordado?

5 dicas para dormir melhor

Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde do cérebro e do corpo. No entanto, à medida que a pandemia da Covid-19 continua a se espalhar, semeando ansiedade e preocupação, obter uma quantidade saudável de sono de qualidade provavelmente não é tão fácil quanto costumava ser. E dormir bem é mais importante agora do que nunca.

Sabemos que o sono está diretamente relacionado à imunidade em termos de resposta fisiológica em nosso corpo: se não estamos dormindo, podemos reduzir nosso sistema imunológico, podemos aumentar a inflamação no corpo, o que nos torna mais vulneráveis ​​a vários vírus ou qualquer outra coisa que possa estar em nosso ambiente.

Em outras palavras, sua qualidade de sono desempenha um papel direto na capacidade do seu corpo de mantê-lo protegido contra o novo coronavírus.

Portanto, além de todos os comportamentos de higiene recomendados para evitar a doença, como lavar as mãos e distanciamento social, considere sua própria saúde do sono como outra maneira de se manter protegido.

Aqui estão algumas dicas úteis para ajudar a relaxar e ter uma boa noite de sono, mesmo durante esses períodos estressantes e incertos.

1) Mantenha uma rotina regular

Muitas pessoas tiveram suas vidas diárias totalmente reviradas como resultado direto dessa pandemia. Alguns foram demitidos. Alguns estão se adaptando ao trabalho em casa. Outros estão agora fazendo malabarismos com trabalho e família enquanto cuidam de crianças que agora estão fora da escola pelo restante do ano letivo.

Não importa como sua vida tenha sido afetada, é da maior importância manter uma rotina regular para dormir bem.

2) Não cochile excessivamente

Se você se encontra em uma situação de quarentena ou trabalho fora de casa devido à pandemia, o quarto ou o sofá podem ser muito convidativos – com muita frequência.

Além da importância de estabelecer uma rotina para si, verifique se você não está cochilando demais, pois isso pode trazer sonolência durante o dia,  potencialmente alterando ou interrompendo uma rotina regular de sono.

3) Faça exercícios (não antes de dormir)

Sim, sua academia provavelmente está fechada, mas o exercício ainda deve fazer parte de sua vida diária. O exercício diário ainda é tão importante, especialmente para dormir.

Distanciamento social e pedidos para permanecer em casa podem fazer com que você sinta que suas opções são mais limitadas, mas há várias maneiras de se exercitar efetivamente sem sair de casa.

4) Regule a quantidade de notícias que assiste

É quase impossível escapar do constante fluxo angustiante de notícias e informações da Covid-19 que permeiam a vida cotidiana no momento. E sim, consumir constantemente um ciclo de notícias pandêmicas 24 horas por dia, 7 dias por semana, provavelmente aumenta sua ansiedade e afeta seu sono.

Seja diligente ao limitar quantas vezes por dia você verifica seu telefone e por quanto tempo lê notícias relacionadas à pandemia. Escolha um telejornal por dia e o assista para se manter informado.

5) Limite a exposição à luz azul antes de dormir

A internet provou ser uma ferramenta inestimável para comunicação e entretenimento durante um período em que pessoas de todo o mundo estão em quarentena.

No entanto, olhar fixamente para uma tela o dia inteiro não é útil quando você está tentando adormecer. Evite ficar no celular ao deitar para dormir.

Vai tudo ficar bem. Por agora, fique em casa, seguro.

Flávia Valadares – Neurocientista Fundadora da Escola PraticaMente