Seu cérebro está envelhecendo mais rápido do que você?

É triste, mas infelizmente é verdade: a maioria das partes do corpo funciona de maneira menos eficiente à medida em que envelhecemos. Isso é verdade até no cérebro.

Tais mudanças relacionadas à idade na maneira como o cérebro gerencia a memória, o pensamento e outros processos mentais são chamadas de “envelhecimento cognitivo”.

É importante entender como o envelhecimento muda a cognição. Pode ajudá-lo a compreender o que antecipar quando se trata de seu próprio envelhecimento. Também pode ajudar as famílias a entender melhor as mudanças que estão percebendo em uma pessoa idosa e se elas são fora do comum ou não.

Essa perda de eficiência é gradual. E, como muitas outras alterações no corpo associadas à idade, o envelhecimento cognitivo tende a acontecer de maneira um pouco diferente para cada pessoa, em parte devido a fatores como genética, estilo de vida e fatores ambientais.

Mas não é uma doença. Muito importante: o envelhecimento cognitivo não envolve neurodegeneração ou dano significativo aos neurônios do cérebro.

Aqui estão algumas das principais maneiras pelas quais a cognição muda com o envelhecimento.

Velocidade de Processamento

O que é: refere-se à rapidez com que o cérebro pode processar informações e, em seguida, fornecer uma resposta. A velocidade de processamento afeta quase todas as funções do cérebro. Por si só, ela não é uma tarefa mental específica, mas sobre a rapidez com que você pode gerenciar uma tarefa mental.

Como isso muda com o envelhecimento: 

A  velocidade de processamento diminui com a idade. Essa diminuição começa no início da idade adulta, portanto, quando as pessoas estão na faixa dos 70 ou 80 anos, a velocidade de processamento diminui significativamente em comparação com a velocidade de uma pessoa com 20 anos.

Implicações práticas: 

Os adultos mais velhos precisam de mais tempo para receber informações e formular uma resposta apropriada, em comparação com os mais jovens. Alguns idosos podem ter dificuldades com tarefas complexas que exigem muito processamento rápido de informações.

Dirigir, em particular, pode ser afetado por um processamento mais lento, porque exige que o cérebro continue percebendo e processando muitas informações enquanto formula rapidamente respostas apropriadas.

Memória

O que é: esta é uma categoria ampla que abrange a capacidade de lembrar informações. Os subtipos principais incluem:

Memória de trabalho: representa a capacidade de manter temporariamente as informações em mente e manipulá-las mentalmente, como lembrar de um novo número de telefone e depois discá-lo. A memória de trabalho está envolvida em uma variedade de tarefas mentais, incluindo resolução de problemas, tomada de decisões e linguagem de processamento.

Memória semântica de longo prazo: faz referência a informações factuais que você adquire ao longo do tempo, como o nome de uma capital de um Estado.

Memória episódica: refere-se à memória de alguém para eventos experimentados pessoalmente que ocorreram em um determinado local ou horário.

Memória em perspectiva: refere-se à capacidade de se lembrar de fazer as tarefas no futuro.

Memória processual: também é conhecida como aprendizado de habilidades. Refere-se ao aprendizado e à lembrança de como realizar determinadas atividades. Geralmente, requer tempo e prática para se desenvolver.

A memória é realmente um tópico complexo, pode-se identificar muitos outros subtipos e os especialistas ainda estão debatendo sobre como categorizar e explicar as diversas maneiras pelas quais as pessoas se lembram de informações ou como fazer as coisas.

Adicionalmente, é tecnicamente uma tarefa diferente para o cérebro criar uma memória (às vezes chamada de codificação) em comparação com a sua recuperação. Portanto, uma pessoa pode ter problemas para se lembrar de alguma coisa porque teve dificuldade em codificá-la ou porque está tendo dificuldade para recuperá-la imediatamente.

 

Atenção

O que é: atenção é a capacidade de se concentrar e de permanecer focado em algo específico, para que as informações relacionadas possam ser processadas. Os subtipos principais incluem:

Atenção seletiva: é a capacidade de se concentrar em algo específico, apesar da presença de outras informações ou estímulos “irrelevantes” e perturbadores.

Exemplos: localizar as informações relevantes na internet em um site confuso, após uma conversa, apesar de estar em um ambiente ocupado.

Atenção dividida: também conhecida como “multitarefa”, é a capacidade de gerenciar várias tarefas ou fluxos de informações ao mesmo tempo.

Exemplos: lendo uma receita enquanto ouve música, dirigindo enquanto fala com alguém.

Atenção sustentada: Essa é a capacidade de permanecer concentrado em algo por um longo período de tempo.

Implicações práticas:

  • À medida que as pessoas envelhecem, elas são mais facilmente distraídas por ruídos, confusão visual ou uma situação ocupada. Requer-se mais esforço para prestar atenção, especialmente quando outras coisas estão acontecendo.
  • As pessoas também pioram com a execução de multitarefas ou alternam entre tarefas, à medida que envelhecem.

Funcionamento Executivo

O que é: refere-se às habilidades mentais necessárias para atividades relacionadas ao planejamento, organização, solução de problemas, pensamento abstrato, flexibilidade mental e comportamento apropriado. A função executiva permite que as pessoas façam coisas como:

  • Resolver novos problemas
  • Organizar informações e planejar atividades
  • Pensar abstratamente
  • Usar a razão (especialmente quando se trata de raciocinar sobre algo que é novo ou desconhecido)
  • Adaptar-se a novas situações
  • Comportar-se de maneiras socialmente apropriadas
  • Tomar decisões complexas

Como isso muda com o envelhecimento:  a função executiva geralmente diminui com a idade, especialmente após os 70 anos.

Os idosos normais geralmente podem executar as tarefas de funcionamento executivo listadas acima, mas não as executam tão bem quanto na aurora da vida. Os adultos mais velhos podem ter dificuldades ou levar mais tempo para tarefas executivas mais exigentes, especialmente se estiverem cansados ​​ou se sentirem sobrecarregados cognitivamente.

Em resumo, o envelhecimento cognitivo significa que, à medida que o tempo passa, nossas funções mentais se tornam menos ágeis e flexíveis e muitos aspectos de nossa memória ficam um pouco piores.

Também nos distraímos mais facilmente por ambientes ocupados e é preciso mais esforço para solucionar problemas complexos e para tomar decisões difíceis.

Portanto, tome medidas para otimizar e manter a função cerebral. Isso inclui uma variedade de ações sensatas “saudáveis ​​para o cérebro”, como garantir o sono suficiente, se exercitar, não fumar, tomar cuidado com os medicamentos que afetam a função cerebral e muito mais.

Flávia Valadares – Neurocientista Fundadora da Escola PraticaMente

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