Os jogos que mudam o cérebro

Você é um adulto agora, e o tempo para brincar e se divertir acabou, certo? Errado! Os adultos podem, e devem, brincar e se divertir.

A ideia é que, quando chegarmos à idade adulta, é hora de ficar sério. E entre responsabilidades pessoais e profissionais, não há tempo para brincar. Mas a brincadeira é tão importante para os adultos quanto para as crianças. Brincar traz alegria. E é vital para a resolução de problemas, criatividade e desenvolve as habilidades sociais, tão valorizadas nos dias de hoje.

É importante para o seu nível de estresse e seu quociente de felicidade que você tenha pelo menos uma atividade que você faz regularmente apenas pela diversão. Atividades divertidas proporcionam uma maneira lúdica de aprimorar as habilidades, expressar sua criatividade ou simplesmente desabafar. Além disso, quando você fica realmente absorvido em uma atividade que você gosta, você pode experimentar um estado conhecido como fluxo, no qual seu cérebro está em um estado quase meditativo que traz benefícios para o seu corpo, mente e alma.

Hobbies e atividades divertidas podem trazer alegria e felicidade à vida, e podem ser uma ótima maneira de aliviar o estresse também.  Algumas pessoas são capazes de transformar seus hobbies em carreiras em algum momento, e acabam com um estilo de vida no qual seu trabalho é a sua diversão!

Outro benefício da diversão é o estímulo que isso pode trazer. Além de simplesmente proporcionar sentimentos positivos à sua vida, fazer coisas que deixam você com um humor melhor pode torná-lo mais resistente ao estresse.

Finalmente, se divertir com os outros pode trazer uma sensação de conexão que fortalece os relacionamentos e cria apoio social. A ligação com os outros enquanto se diverte é boa para você e para os que estão perto de você.

Jogos de aprendizagem melhoram o conhecimento e a retenção da memória

Nós adultos podemos usar jogos de aprendizagem, a fim de aprender e estimular nossas funções cognitivas. Como os mais jovens, precisamos nos sentir estimulados quando trabalhamos para alcançar maior agilidade mental. A velocidade de processamento e a conectividade da substância branca em uma região cerebral relacionada à memória estão ligadas ao aprendizado do jogo de estratégia, enquanto aprender a dominar um jogo de ação está relacionado a uma região do cérebro que rege o humor. Ambos os gêneros de jogo levam a um melhor desempenho em tarefas relacionadas à memória de trabalho.

A aprendizagem é muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa. Compreender o conteúdo é crucial no processo de aprendizagem. Somente se sentirmos que compreendemos o que aprendemos, estaremos realmente motivados e comprometidos em alcançar os melhores resultados.

Na Escola PraticaMente, o momento de jogos é um dos mais esperados por nossos alunos, pois sempre surpreendemos com alguma novidade. Nosso trabalho de pesquisa por novos e modernos jogos é incessante, buscamos mesclar alguns jogos clássicos milenares com outros mais atuais, sem deixar de lado as últimas novidades do crescente mercado de jogos de tabuleiro por todo o mundo. Uma de nossas missões aqui na Escola PraticaMente é trazer o hábito de disputas sadias entre amigos para o Brasil, um país que não explora essa incrível ferramenta de forma efetiva.

Flávia Valadares – Neurocientista e Fundadora da Escola PraticaMente