Perda de memória relacionada à idade

O que não é normal e quando procurar ajuda
O esquecimento é uma queixa comum entre muitos de nós à medida que envelhecemos. Você começa a falar sobre um filme que viu recentemente quando percebe que não consegue se lembrar do título. Você está fazendo uma receita quando de repente esquece qual ingrediente já colocou. Você se encontra em pé no meio da cozinha, imaginando por que você foi lá…

Quando somos jovens, não prestamos muita atenção a esses lapsos, mas à medida que envelhecemos, às vezes nos preocupamos com o que eles significam. Embora seja verdade que certas mudanças cerebrais são inevitáveis ​​quando se trata de envelhecimento.

Com o passar do tempo demoramos mais para aprender e recordar informações, não somos mais tão rápidos quanto costumávamos ser. Na verdade, muitas vezes confundimos essa lentidão de nossos processos mentais com a verdadeira perda de memória. Mas na maioria dos casos, se nos dermos tempo, a informação vem à mente.

Os lapsos de memória têm pouco impacto em seu desempenho diário e capacidade de fazer e resolver tarefas. A demência, por outro lado, é marcada por um declínio persistente e incapacitante em duas ou mais habilidades intelectuais, como memória, linguagem, julgamento e pensamento abstrato.

Quando a perda de memória se torna tão difundida e grave a ponto de perturbar seu trabalho, atividades sociais e relacionamentos familiares, você pode estar experimentando os sinais de alerta da doença de Alzheimer ou outro distúrbio que cause demência.

É importante lembrar que a perda de memória não significa automaticamente que você tenha demência. Há muitas outras razões pelas quais você pode estar passando por problemas cognitivos, incluindo estresse, depressão e até mesmo deficiências vitamínicas. É por isso que é tão importante consultar um médico para obter um diagnóstico oficial e seguro, se você estiver com problemas.

Assim como o exercício físico pode fazer e manter seu corpo mais forte, o exercício mental diminui o risco de declínio mental.

A Escola Praticamente tem um curso que ajuda você a exercitar e desenvolver o cérebro, por meio da nossa metodologia cientificamente comprovada. Um dos maiores desafios do envelhecimento é manter sua rede de suporte. Permanecer conectado nem sempre é fácil à medida que envelhece – mesmo para aqueles que sempre tiveram uma vida social ativa. É por isso que aqui, além de você fazer exercícios para cérebro, você vai ampliar sua rede de amigos. Tudo isso em um ambiente moderno e agradável, pois quanto mais prazeirosa uma atividade é para você, mais poderoso será o efeito em seu cérebro.

Flávia Valadares – Neurocientista Fundadora da Escola PraticaMente