Jogos de tabuleiro são garantia de diversão e aprendizado!

A melhor maneira de aprender é através da experiência prática e divertida. Os jogos de tabuleiro são capazes de aumentar o poder e as habilidades cerebrais. O método educacional da escola PraticaMente utiliza jogos de tabuleiro importados como uma de suas ferramentas pedagógicas. Temos uma biblioteca com mais de 500 jogos nacionais e internacionais, muitos destes premiados. Nossa equipe é pesquisadora de jogos, frequentamos as melhores feiras mundiais atrás de novidades!

Existem vários benefícios em jogar jogos de tabuleiro:

• Aprender o conceito de seguir as regras
  • Lidar com problemas morais e o que é certo e errado
  • Aprender a detectar padrões
  • Aprender a planejar com antecedência
  • Aprimorar as habilidades de pensamento
  • Incentivar o raciocínio lógico
  • Melhorar a função de memória
  • Aprender resultados alternativos
  • Adquirir habilidades sociais
  • Habilidades de raciocínio
  • Trabalho em equipe

Por que jogos de tabuleiro cooperativos e competitivos?

A brincadeira é uma parte importante do nosso desenvolvimento mental e social. Os jogos fornecem histórias e informações, apresentadas em um novo formato. Muitos jogos de tabuleiro desafiam os alunos a pensar criticamente.

Os jogos de tabuleiro são uma maneira fácil de incentivar o desenvolvimento saudável do cérebro. Jogos de estratégia, incluindo pistas, sequência e jogos de cartas são úteis para ajudar o desenvolvimento dos lobos frontais do cérebro, explica Flávia. Esses lobos frontais são responsáveis​​ pelas habilidades da função executiva, que incluem planejamento, organização e tomada de boas decisões.

Eles aprimoram as habilidades linguísticas

Jogos de tabuleiro podem ser uma maneira sorrateira de ajudar as pessoas a trabalharem nas habilidades com as quais estão lutando. Timidez? Vergonha?  Nada disso! Vários jogos da nossa biblioteca trabalham habilidades linguísticas.

Aumentam o tempo de atenção

Os jogos de tabuleiro, quando jogados sem interrupções, também podem ajudar a aumentar o tempo de atenção. Os alunos jogam durante um período ininterrupto, é o momento de interação, preparado e planejado exclusivamente para isso. As salas são planejadas e os grupos são divididos de acordo com as características cognitivas dos integrantes.

Jogos de tabuleiro aliviam a ansiedade

Eles ajudam a aprender a navegar com mais facilidade pelas amizades. Por serem estruturados, os jogos de tabuleiro podem fornecer uma maneira mais fácil de construir relacionamentos interpessoais com os colegas.

Ensinam o valor do trabalho em equipe

A jogabilidade cooperativa incentiva todos os jogadores a trabalharem juntos para alcançar o sucesso no jogo. Ajuda a desenvolver habilidades sociais e trabalho em equipe, proporcionando uma experiência divertida e agradável.

Eles mostram como ser um bom perdedor

Eles também ensinam lições importantes sobre como jogar limpo. “Se você está jogando com uma pessoa com baixa tolerância à frustração e perder é realmente difícil, permitir que elas quebrem as regras a princípio pode tornar o jogo mais tolerável e divertido para elas. Mas nosso objetivo geralmente é seguir as regras de propósito e incentivá-las a usar habilidades de enfrentamento e promover a resiliência quando as coisas não acontecem do seu jeito que o jogador deseja.

Jogos de tabuleiro + metacognição = melhor pensamento crítico?

Portanto, os jogos de tabuleiro são uma ferramenta de aprendizado mais poderosa, pois ensinamos as pessoas que a capacidade de resolver problemas é como um músculo: pode ser fortalecida com a prática e o aprendizado!

Venha aprender brincando você também!

Flávia Valadares – Neurocientista Fundadora da Escola PraticaMente