Descubra o que você pode fazer para fortalecer a sua mente

Saiba mais sobre poder incrível do treinamento cerebral da Escola PraticaMente

Sabemos que o exercício físico leva a uma vida mais longa e feliz. E quanto ao exercício para o seu cérebro? De acordo com as descobertas mais recentes em Neurociência, o cérebro atinge o seu pico de desempenho entre 16 e 25 anos. Em contrapartida, o funcionamento cognitivo inicia o seu declínio a partir dos 25 anos. Para a maioria de nós, essas não são boas notícias. Mas a melhor notícia é que não importa quantos anos você tem ou qual é sua profissão, a ciência mostra que treinar com exercícios cerebrais pode, de fato, trazer benefícios para você. Então, o que fazer para fortalecer a mente?

Os primeiros anos da vida de uma criança são um período de crescimento rápido do cérebro. Ao nascer, cada neurônio realiza cerca de 2.500 sinapses; aos três anos de idade, esse número cresce para impressionantes 15.000 sinapses por neurônio. O adulto médio, no entanto, tem cerca de metade desse número de sinapses. Por quê? Porque à medida em que vivemos novas experiências, algumas conexões são fortalecidas, enquanto outras são eliminadas. Esse processo é conhecido como poda sináptica. Neurônios que são usados frequentemente desenvolvem conexões mais fortes e aqueles que são raramente ou nunca usados eventualmente morrem. Ao desenvolver novas conexões e eliminando as fracas, o cérebro é capaz de se adaptar ao ambiente em mudança.

A chave para o sucesso? Um curso especificamente adaptado para atender às suas necessidades pessoais. É exatamente onde entramos.

As pessoas muitas vezes tentam manter seus cérebros ativos usando Sudoku ou palavras cruzadas. E embora estes sejam jogos certamente divertidos, infelizmente não são muito eficazes para treinar o cérebro. A ciência criou uma maneira muito melhor de se manter mentalmente ativo: exercícios cerebrais personalizados!

Aqui, desafiamos a sua memória, lógica, atenção e habilidades verbais através de uma variedade de exercícios cerebrais com base em pesquisas científicas. Com o tempo, você ficará melhor nos exercícios, o que afetará positivamente sua vida cotidiana. Nossos alunos se tornam mais eficientes na execução de tarefas de complexidade variável – desde escrever uma lista de compras até desenvolver-se melhor no trabalho.

Mas a melhor parte é que o treinamento do cérebro é para todos. O nosso treinamento melhora a memória de trabalho e atenção para pessoas de todas as faixas etárias.

Assim como em qualquer coisa na vida, a prática leva à perfeição – quanto mais você treina, melhor você se torna. Portanto, recomendamos o treinamento cerebral pelo menos uma vez por semana com uma aula de duas horas de duração. E, além disso, temos sempre tarefa de casa! Motivação é a palavra mágica aqui.

Quanto mais você joga Sudoku, melhor você fica, mas seu cérebro não é mais desafiado quando você fica bom nisso. Isso ocorre porque o cérebro se reestrutura – dominando um desafio e automatizando-o para estar pronto para o próximo. Embora isso seja ótimo para tarefas que temos que fazer regularmente, como dirigir um carro ou andar de bicicleta, seu cérebro precisa de novos desafios para ficar em forma. O nível de nossos exercícios cerebrais aumenta a cada semana e os jogos nunca se repetem, para manter seu cérebro sempre desafiado e trabalhando em seu desempenho máximo.

Aqui na Escola PraticaMente nós trabalhamos duro para manter seu cérebro afiado e garantir que você possa alcançar seu potencial máximo. Se você quer melhorar sua memória, tornar-se mais inteligente ou ter uma melhor atenção – estamos aqui para ajudá-lo. Dê uma chance e comece a treinar conosco hoje mesmo!

Flávia Valadares – Neurocientista Fundadora da Escola PraticaMente