Como treinar (e reforçar) o seu cérebro para a felicidade

O cérebro é como um jardim, exceto que seu solo é muito fértil para ervas daninhas. Nossos cérebros estão preparados para ser negativos, mas a boa notícia é que você pode treinar seu cérebro para manter a felicidade usando de poucos minutos por dia. Nossos cérebros são incríveis em super aprendizagem de experiências negativas. Ele procura continuamente notícias ruins. Assim que encontra a má notícia, ela se concentra demais nelas e ficamos horas pensando nisso.

Então, por que nossos cérebros têm um viés de negatividade?

A razão é bem simples: na verdade, eles estão preparados para prestar mais atenção a experiências negativas. A mente humana é projetada com um viés de negatividade. Prestamos mais atenção e damos mais peso às experiências negativas do que às positivas. Provavelmente há uma razão evolutiva para isso: o aumento da sensibilidade a estímulos potencialmente negativos é o que mantinham nossos ancestrais das cavernas a salvo de riscos que ameaçam a vida.

É uma característica de autoproteção. Estamos examinando ameaças de quando éramos caçadores e coletores. Mas tal vigilância para informações negativas pode causar uma espiral descendente e um ciclo de feedback negativo que não reflete a realidade.

Felizmente, não estamos condenados pela nossa disposição natural em relação à negatividade. O que é surpreendente é que temos a capacidade de sair desse ciclo negativo e podemos realmente religar nossos cérebros para pensar positivamente.

De fato, é bem simples: podemos aproveitar a plasticidade do cérebro treinando esse órgão para tornar os padrões positivos mais automáticos. Quando praticamos a busca e estamos mais conscientes dos aspectos positivos da vida, combatemos a tendência natural do cérebro de procurar e identificar os negativos. Naturalmente nos colocamos em melhor equilíbrio.

Passe alguns minutos todos os dias reconhecendo seu estado emocional negativo. Identifique seus sentimentos e considere como essas emoções podem afetar sua vida agora e no futuro. Não importa se você está triste com alguma coisa em sua vida pessoal, ou se está preocupado com alguma coisa acontecendo com os filhos. Suas emoções se espalharão para outras áreas de sua vida se você não estiver ciente delas.

Pratique gratidão

Qual é a única coisa pela qual você é grato hoje? Pratique escrevendo por tudo que você é grato, não escreva as mesmas coisas todos os dias.

Selecionar coisas únicas de gratidão a cada dia lhe obriga a reformular sua perspectiva para buscar os aspectos positivos e não os negativos em sua vida diária.

A gratidão tem sido associada a uma série de benefícios físicos e psicológicos, incluindo a felicidade. Um estudo descobriu que pessoas agradecidas são 25% mais felizes.

Então, se você tem o hábito de falar sobre o que você é grato, ou você escreve em um diário de gratidão antes de dormir, treine seu cérebro para procurar o bem em sua vida. Pode ser a maneira mais simples e eficaz de aumentar o seu bem-estar.

Exercício físico libera substâncias químicas felizes em seu cérebro

Claro, você sabe que o exercício é bom para você. Mas você sabia que o exercício também pode fazer você feliz? A dopamina, uma substância química que desempenha um papel na felicidade, é um neurotransmissor no cérebro que é necessário para sentimentos de prazer e felicidade.

Muitos estudos sugerem que, à medida que envelhecemos, estamos constantemente perdendo nossas reservas de dopamina, e é por isso que precisamos constantemente procurar experiências e situações que possam ajudar a liberar a dopamina no cérebro.

Sim, a meditação pode treinar seu cérebro para a felicidade!

A meditação plena produz efeitos positivos no bem-estar psicológico que se estendem além do tempo em que o indivíduo está meditando. Partes do seu cérebro associadas à compaixão e à autoconsciência crescem enquanto as partes associadas ao estresse diminuem quando você medita.

Encontre um lugar calmo e concentre-se em sua respiração – e nada mais – por pelo menos dois minutos por dia. Em nosso mundo tão cheio de distrações isso pode ser difícil, mas não é impossível. Se você fizer isso com sucesso e consistentemente torná-lo um hábito, você dormirá melhor, se sentirá menos estressado e terá mais energia.

Você tem a capacidade de controlar suas próprias emoções. Não deixe nada ou ninguém lhe roubar da sua própria felicidade. Abandone as pessoas e os dramas negativos em sua vida. Escolha fazer mais atividades que lhe trarão alegria.

Flávia Valadares – Neurocientista Fundadora da Escola PraticaMente