Como parar de se preocupar

Você é atormentado por constantes preocupações e pensamentos ansiosos? Essas dicas podem ajudar a acalmar sua mente preocupada e aliviar a ansiedade.

Preocupações, dúvidas e ansiedades são uma parte normal da vida. É natural se preocupar com uma conta não paga, uma próxima entrevista de emprego ou um primeiro encontro. Mas a preocupação “normal” se torna excessiva quando é persistente e incontrolável. Você se preocupa todos os dias com “e se” e, nos piores cenários, não consegue tirar pensamentos ansiosos da cabeça e isso interfere na sua vida diária.

Preocupações constantes, pensamentos negativos e estar sempre esperando o pior podem afetar sua saúde emocional e física. Podem minar sua força emocional, deixá-lo inquieto e nervoso, causar insônia, dores de cabeça, problemas de estômago e tensão muscular, além de dificultar a concentração no trabalho ou na escola.

Por que é tão difícil parar de se preocupar?

Preocupação constante pode custar muito caro. Pode mantê-lo acordado à noite e deixá-lo tenso e nervoso durante o dia. E mesmo que você odeie se sentir um desastre nervoso, pode ser muito difícil parar. Para a maioria das preocupações crônicas, os pensamentos ansiosos são alimentados pelas crenças – negativas e positivas – que você mantém sobre a preocupação:

Crenças negativas sobre preocupação Você pode acreditar que sua preocupação constante é prejudicial, que vai afetar sua saúde física. Ou você pode se preocupar com a possibilidade de perder todo o controle sobre seus problemas – de que irão assumir o controle e nunca parar.

Crenças positivas sobre preocupação Você pode acreditar que sua preocupação o ajuda a evitar coisas ruins, evitar problemas, preparar você para o pior ou levar a soluções. Talvez você diga a si mesmo que quando você continua a se preocupar com um problema por tempo suficiente, será capaz de resolvê-lo? Ou talvez você esteja convencido de que se preocupar é uma coisa responsável a ser feita ou a única maneira de garantir que você não negligencie alguma coisa? É difícil quebrar o hábito da preocupação se você acredita que sua preocupação serve a um propósito positivo.

Algumas dicas para refrescar a cuca

Crie um “período de preocupação”  Escolha um horário e um local para se preocupar. Deve ser o mesmo todos os dias (por exemplo, na sala de estar, das 17:00 às 17:20) e com antecedência suficiente para não deixá-lo ansioso antes de dormir. Durante o período de preocupação, você pode se concentrar com o que estiver em sua mente. O resto do dia, no entanto, é uma zona livre de preocupações.

Anote suas preocupações –  Se um pensamento ou preocupação ansiosa surgir em sua mente durante o dia, faça uma breve anotação e continue o seu dia. Lembre-se de que você terá tempo para pensar sobre isso mais tarde, então não há necessidade de se ocupar com isso agora. Além disso, anotar seus pensamentos – em um bloco ou em seu telefone ou computador – é um trabalho muito mais difícil do que simplesmente pensar neles, então é mais provável que suas preocupações se dissolvam ao longo do dia.

Examine sua “lista de preocupações” durante o período de preocupação –  Se os pensamentos que você anotou ainda o incomodam, deixe-se preocupar com eles, mas apenas pelo período de tempo especificado para o período de preocupação. Ao examinar suas preocupações dessa maneira, você achará mais fácil desenvolver uma perspectiva mais equilibrada. E se suas preocupações não parecerem mais importantes, basta reduzir o período de preocupação e aproveitar o resto do dia.

Pratique a atenção plena

A preocupação geralmente se concentra no futuro – no que pode acontecer e no que você fará a respeito – ou no passado, repetindo as coisas que você disse ou fez. A prática secular da atenção plena pode ajudá-lo a se libertar de suas preocupações, trazendo sua atenção de volta ao presente. Essa estratégia é baseada em observar suas preocupações e depois deixá-las Irem embora, ajudando a identificar onde seu pensamento está causando problemas e entrar em contato com suas emoções.

Reconheça e observe suas preocupações Não tente ignorá-las, lutar ou estabelecer um controle como faria normalmente. Em vez disso, basta observá-las como se fosse da perspectiva de alguém de fora, sem reagir ou julgar.

Deixe suas preocupações irem – Observe que quando você não tenta controlar os pensamentos ansiosos que surgem, eles logo passam, como nuvens se movendo no céu.

Mantenha-se focado no presente – Preste atenção à maneira como seu corpo se sente, ao ritmo da sua respiração, às suas emoções em constante mudança e aos pensamentos que passam pela sua mente. Se você estiver preso a um pensamento em particular, volte sua atenção para o momento presente.

Repita diariamente – Usar a atenção plena para se concentrar no presente é um conceito simples, mas leva tempo e prática regular para colher os benefícios. No começo, você provavelmente descobrirá que sua mente continua voltando às suas preocupações. Tente não ficar frustrado. Cada vez que você volta seu foco para o presente, reforça um novo hábito mental que o ajudará a se libertar do ciclo de preocupações negativas.

Flávia Valadares – Neurocientista Fundadora da Escola PraticaMente