Como aumentar o desempenho escolar do seu filho

O cérebro do seu filho cresce a uma taxa explosiva durante os primeiros três anos de sua vida. Durante esses períodos críticos de crescimento do cérebro, vias nervosas longas e finas crescem dentro do cérebro. Estas são fiações que conectam e transportam impulsos elétricos de células cerebrais para outras células cerebrais. A rede resultante cresce diariamente no cérebro jovem e forma a base neurológica das habilidades que seu filho usará para o resto de sua vida. Experiências após o nascimento, em conjunto com a genética do seu filho, determinam o nível estrutural e a qualidade das ligações do cérebro humano e moldam o desempenho escolar no seu futuro.

As conexões existentes aguardam ansiosamente novas experiências que moldem as redes neurais para linguagem, raciocínio, resolução de problemas e valores morais. Novas experiências se baseiam em padrões estabelecidos e, portanto, elas criam novos padrões e redes para mais aprendizado. Conexões que são usadas repetidamente se tornarão permanentes. Aquelas que não são usadas ​​são descartadas, por isso é tão importante o treino de atividades diversificadas.

Você pode ajudar a criança em seu desenvolvimento cerebral participando de jogos e atividades divertidas com ele. Tudo o que você faz com a criança – brincar, falar, comer, caminhar, ler, abraçar e cantar – ajuda a impulsionar seu cérebro. Quando você usa sua imaginação com ele, por exemplo, você ajuda o cérebro da criança a criar “caminhos de imaginação” próprios.

As crianças lembram de experiências que têm um componente emocional. A diversão suave e amorosa combinada com a linguagem responsiva cria uma atmosfera na qual a aprendizagem prospera. É por isso que é importante que você se relacione com seu filho nessas atividades. As coisas que você fazem juntos melhoram seu aprendizado (entre muitos outros benefícios). Isso é algo que os brinquedos de alta tecnologia como tablets, videogames, TV e outros não poderão oferecer.

Habilidades para resolver problemas

Desde muito cedo as crianças começam a buscar a solução de problemas com raciocínio e flexibilidade básica de causa e efeito. Quando as crianças chegam à idade da escolar, suas habilidades de resolução de problemas começam a amadurecer. Eles aprendem a ter mais curiosidade, paciência, trabalhando para alcançar uma meta e ganhando confiança em sua capacidade de alcançar uma solução.

Habilidades de concentração

Aprender a prestar atenção e concentrar a atenção no preenchimento de uma tarefa é uma habilidade essencial para outras formas de aprendizado. Ser capaz de se concentrar também é necessário para a resolução de problemas.

Linguagem e Comunicação

Para um ótimo desenvolvimento do cérebro, as crianças pequenas precisam de um ambiente de linguagem rico e responsivo. A plasticidade do cérebro, sua capacidade de readaptar, modificar e fortalecer-se em resposta aos estímulos externos, é o que torna tão fácil para as crianças aprenderem um idioma. Quanto mais palavras as crianças ouvem, mais conexões seus cérebros fazem. As crianças aprendem uma língua ouvindo as palavras repetidas vezes. É por isso que quanto mais você fala com seu filho, melhor. Conversar com uma criança pequena aumenta o número de palavras que ele reconhecerá e, eventualmente, entenderá.

Imaginação e Criatividade

Nutrir a criatividade e imaginação do seu filho o ajuda a desenvolver o seu pensamento abstrato e as suas capacidades de resolução de problemas. A capacidade do seu filho de gerar novos pensamentos e ideias é essencial para uma vida adulta produtiva.

Desenvolvimento emocional

Abraçando, beijando, oferecendo carinho e fazendo sua criança se sentir segura e sendo cuidada são atitudes que ajudam a desenvolver seu cérebro. Você também está fazendo com que ela cresça para ser bem ajustada socialmente. Quanto mais nutrida, amada, cuidada e segura a criança se sente, mais firmemente estabelecido será seu bem-estar emocional. As primeiras experiências do seu filho com os pais moldam o que ela se tornará quando adulta. É na sua experiência inicial com você que ela aprende sobre como sentir e lidar com seus sentimentos – e isso afeta seu comportamento posterior e capacidades de pensamento.

Habilidades de Memória

Quando seu filho aprende alguma coisa, novas sinapses se formam ou antigas sinapses são fortalecidas, criando uma memória da experiência ou o que a criança aprendeu. Assim como um músculo, quanto mais memória for usada nos primeiros anos, mais fácil será para ela lidar com a carga de informações na escola.

Habilidades matemáticas

Um cérebro jovem preparado para a matemática dá à criança grandes benefícios para seu futuro. Atividades para aumentar suas habilidades matemáticas mudam seu cérebro para se tornar habilidoso na resolução de problemas.

A Escola PraticaMente tem um curso que ajuda a trabalhar todas essas habilidades da criança, numa aula divertida e dinâmica, com duas horas de duração, seu filho vai obter resultados incríveis na escola. Não deixe para o fim do ano. A hora é agora! Venha fazer uma aula experimental comigo!

Flávia Valadares – Neurocientista e Fundadora da Escola PraticaMente