Aprendendo a ler: qual é a idade certa?

Quando os pais devem se preocupar? É normal que as crianças não consigam ler antes dos 6 anos de idade?

Ana Júlia – minha sobrinha – já estava lendo fluentemente aos quatro anos de idade. Eu lembro que estava usando uma camiseta do Dia da Terra com uma foto de um globo, quando ela me disse: ‘Por que sua camisa diz:’ Ame sua mãe? ” Fiquei muuuito surpresa. Nós nunca tentamos ensiná-la a ler. Ela é uma exceção e se os seus filhos não souberem ler quando chegarem no ensino fundamental, não fique chateado, nada de grave acontece!

Observar as abordagens radicalmente diferentes das crianças à alfabetização sempre me deixou, como muitos pais, imaginando se há algo inato que ajuda algumas crianças a aprender a ler facilmente e se há uma idade “certa” para aprender a ler.

Hoje, com o passar dos anos e com toda a minha base teórica e de prática, digo que não! Não seria mais importante nessa fase aprender a jogar, se relacionar com os outros, falar com clareza ou praticar certos hábitos de autonomia?

Simplesmente não existe uma idade na qual as crianças devem estar lendo – apesar de haver um ideal brasileiro profundamente arraigado de que as crianças aprendem a ler no primeiro ano do ensino fundamental, por volta dos seis anos.

O cérebro não é naturalmente programado para ler da maneira que é preparado para falar ou escutar. Atingir a alfabetização é, antes de tudo, um processo muito gradual. Começa com bebês brincando ou até mesmo mastigando livros e sendo lidos por pais ou cuidadores, e segue até a leitura independente. Enquanto algumas crianças (tais como a minha Ana Júlia) parecem aprender por conta própria, a maioria precisa aprender como entender esses rabiscos na página. E algumas demoram mais que outras para fazê-lo.

Para as crianças que frequentam a escola, as preocupações são diferentes. Mesmo que não haja uma idade biologicamente correta para iniciar a leitura, os alunos que não estão lendo de acordo com o cronograma de uma escola podem ficar “para trás” e sentirem dificuldades como resultado desse processo escolar. Caso a lacuna entre os leitores mais “lentos” e seus pares não for identificada e tratada logo no início, a criança se sentirá desmotivada e isso pode levar a outros problemas de aprendizagem.

Alguns destaques importantes:

• É normal que as crianças não consigam ler antes dos 6 anos de idade;
  • Há crianças cujo ritmo de aprendizagem é mais lento, quando atingem a habilidade necessária, podem ler e escrever sem problemas;
  • A pressão a que são por vezes sujeitas, faz com que as crianças criem um bloqueio e a sua aprendizagem se torna ainda mais lenta do que deveria. Nós só precisamos motivá-las adequadamente!
  • Papais e mamães, quando seus filhos chegarem ao Ensino Fundamental I, com o encorajamento certo e um bom reforço, seu filho vai aprender a ler e a escrever!
  • Há uma diferença enorme nestes estágios iniciais entre as crianças nascidas em janeiro e as de setembro. Entre elas há 9 meses nos quais uma criança pode ter adquirido algumas habilidades naturalmente e outra não ter alcançado o seu próprio ritmo evolutivo;
  • Para incentivar o prazer de ler, devemos ensiná-los a amar a leitura desde os primeiros estágios. Quando a criança não sabe ler, podemos ler histórias, organizar sessões de narração, trazer-lhe histórias que realmente lhe interessam e não apenas as histórias habituais;
  • A leitura é emocionante, devemos incutir o gosto pela leitura, e não a obrigação e a pressão para terminar um livro.

Então, o que os pais de um leitor tardio podem fazer? Seja vigilante, mas não entre em pânico! Se você acha que seu filho está sofrendo com a leitura ou não está recebendo a ajuda de que precisa, o primeiro passo é conversar com o professor e com a escola- não hesite em abordar o assunto e debater estratégias para apoiar a leitura.

Uma abordagem de equipe é muito útil no desenvolvimento de um plano de ação para alfabetização, e a maioria dos alunos responde bem a apoios adicionais no nível da escola. O médico de seu filho, assim como os fonoaudiólogos, psicopedagogos e psicólogos educacionais, também podem ajudar a criar um plano de suporte.

COMO POSSO AJUDAR MEU FILHO A APRENDER A LER?

Ler livros em voz alta é uma das melhores maneiras de ajudar seu filho a aprender a ler. Isso pode ser divertido para você também. Quanto mais emoção você mostrar quando estiver lendo um livro, mais o seu filho irá gostar da leitura e de livros. A coisa mais importante a se lembrar é deixar a criança definir seu próprio ritmo e se divertir com o que ela está fazendo. Faça o seguinte ao ler para ela:

• Passe o dedo sob as palavras enquanto lê para mostrar ao seu filho que a impressão das letras traz a história;
  • Use vozes engraçadas e ruídos de animais. Não tenha medo de estragar tudo! Isso ajudará seu filho a ficar animado com a história;
  • Pare para olhar as fotos; peça ao seu filho para nomear as coisas que ele vê nas imagens e ilustrações. Fale sobre como as imagens se relacionam com a história;
  • Convide seu filho para participar sempre que houver uma frase repetida no texto;
  • Mostre ao seu filho como os acontecimentos no livro são semelhantes aos eventos do dia a dia dele;
  • Quando o seu filho fizer uma pergunta, pare e atenda. O livro pode ajuda-lo a expressar seus pensamentos e resolver seus próprios problemas;
  • Continue lendo para o seu filho, mesmo depois que ele aprenda a ler.

As crianças estão no controle de seu próprio aprendizado e o nosso papel é apresentar o melhor caminho e fazer dessa caminhada, um momento de alegria e diversão. Aprender a ler precisa ser gostoso!

Flávia Valadares – Neurocientista e Psicopedagoga da Escola PraticaMente