A zona de conforto pode colocar seu cérebro para dormir

Descubra como sair dessa!

O apelo da “zona de conforto” está no próprio nome. Nosso cérebro gosta de aderir ao conhecido porque é confortável e dá muito menos trabalho. Simplificando, ficar na zona de conforto significa colocar seu cérebro no piloto automático, fazendo as mesmas coisas todos os dias. Seu cérebro entra em uma rotina e requer menos e menos energia. Talvez você já possa ver onde está o problema.

Assim como qualquer outra parte do corpo, nosso cérebro também precisa de exercícios para se manter saudável e afiado. Quando você fica dentro de sua zona de conforto, você está essencialmente privando seu cérebro da tão necessária dose de exercício que ele precisa para se manter saudável em longo prazo.

Por que caímos na “zona de conforto”?

Nossos cérebros estão ocupados – A qualquer momento, seu cérebro está realizando inúmeras funções simultaneamente. É o lar de mais de 100 bilhões de células que estão constantemente formando diferentes caminhos neurais para processar diferentes tipos de informação. Ele precisa de uma enorme quantidade de energia para fazer tudo isso; na verdade, o cérebro, sozinho, detém a maior parte da reserva de energia do seu corpo.

Somos projetados para economizar energia – Como nosso cérebro precisa de muita energia para funcionar, evoluímos para buscar maneiras de executar qualquer ação usando a menor quantidade de energia possível. Adotar hábitos e seguir os mesmos caminhos neurais o tempo todo ajuda a conservar energia, para que nosso cérebro esteja automaticamente predisposto à zona de conforto.

Nosso cérebro quer nos manter seguros – Os seres humanos são evoluídos para a sobrevivência, e a melhor maneira de fazer isso é evitar o perigo. O sistema de resposta a ameaças do nosso cérebro funciona de acordo com esse modelo. Qualquer coisa nova desperta nosso medo primordial (primitivo) do desconhecido.

Por que fugir da “zona de conforto”?

É um ótimo exercício para o cérebro – aprender e desafiar o seu cérebro ajuda a melhorar sua memória, criatividade, foco e habilidades executivas. Tudo isso contribui para manter sua mente mais afiada e em boas condições de trabalho por muito mais tempo.

Aumenta a capacidade de se adaptar – a adaptabilidade é uma habilidade fundamental de sobrevivência em um mundo que continua mudando quase a cada minuto, mas a evolução é um processo lento. Então, cabe a nós dar ao nosso cérebro o impulso extra que ele precisa. Expondo seu cérebro ao estresse de aprender coisas novas pouco a pouco o treina para lidar melhor com situações estressantes. Quanto mais você desafiar a si mesmo, melhor será o seu cérebro para resolver situações inesperadamente estressantes.

Como cutucar seu cérebro para fora da zona?

Leia mais e mais – Não há limite para a coleta de conhecimento, pois quanto mais informações seu cérebro reunir, mais bem preparado estará para lidar com situações desconhecidas.

Provoque seu cérebro com novas atividades – Talvez comece um novo hobby ou tente uma nova habilidade. Quanto mais novos caminhos você abrir em seu cérebro, maior será a sua capacidade de processar eficientemente novas informações.

Aprenda coisas novas, treine a sua mente na Escola PraticaMente! Aqui, trabalhamos com uma infinidade de exercícios e uma metodologia cientificamente comprovada por neurocientistas e aprovada por centenas de alunos que hoje colhem os benefícios de uma mente mais saudável.

Flávia Valadares – Neurocientista Fundadora da Escola PraticaMente