3 segredos para um cérebro sempre jovem

É provável que você conheça alguém cujas habilidades mentais diminuíram com a idade. E se você é como a maioria das pessoas, tem um pouco de medo de envelhecer. As ações que você toma hoje influenciarão o que seu cérebro se tornará amanhã, no próximo ano e até mesmo daqui a décadas.

A Escola PraticaMente tece os princípios da sabedoria eterna para ajudar a criar um cérebro resiliente, uma mente vibrante e um coração desperto. Aqui, apresentamos três dessas chaves para permanecermos ativos, com exemplos de etapas simples que você pode adotar agora para criar um futuro mais saudável, feliz e produtivo.

UM CÉREBRO JOVEM É UM CÉREBRO BEM DESCANSADOO sono é talvez a medida de autocuidado mais inegociável para a saúde do cérebro. Com um bom sono, tudo no cérebro funciona bem. O sono melhora o seu humor, limpa a mente e repara o seu corpo.

UM CÉREBRO JOVEM É UM CÉREBRO BEM CONECTADOUma vida mais conectada pode se traduzir em um cérebro mais jovem – para não mencionar uma vida mais alegre. Somos seres sociais. Enriquecer suas conexões sociais produz benefícios poderosamente protetores para seu cérebro. A principal delas é a redução do medo e da ansiedade que podem surgir se você não estiver imerso em uma rede social de apoio.

UM CÉREBRO JOVEM CULTIVA A CURIOSIDADEQuando você se expõe a novas ideias ou situações, seu cérebro é desafiado. Mas a emoção mental de encontrar soluções criativas para esses desafios faz cócegas nos centros de prazer do seu cérebro com moléculas de dopamina, um neurotransmissor que ajuda a concentrar a atenção na nova solução e a fixá-la na memória. É por isso que é tão importante desenvolver a habilidade da curiosidade. Procurar deliberadamente o que é novo e diferente proporciona um cérebro mais flexível e adaptável.

A Escola PraticaMente tem um curso que potencializa as habilidades do seu cérebro e a melhor notícia: temos turmas de todas as idades! Venha conhecer nossa incrível metodologia para aprimorar o desempenho do seu cérebro e faça uma aula experimental gratuita.

Flávia Valadares – Neurocientista Fundadora da Escola PraticaMente