O CURSO PARA 60+

As habilidades mentais se modificam ao longo da vida, primeiro como resultado da maturação cerebral e, posteriormente, com o envelhecimento das células cerebrais e seus bilhões de interconexões complexas. À medida que as pessoas envelhecem, seus movimentos e reflexos diminuem. A idade dificulta a atenção, particularmente quando é necessário executar várias tarefas ao mesmo tempo. Ao mudarem de uma tarefa para outra, as pessoas têm mais dificuldade em prestar atenção a várias informações simultâneas – por exemplo, cozinhar e falar ao telefone, recordar datas e nomes dos familiares.

A plasticidade é uma propriedade do cérebro mantida ao longo da vida: a estimulação cognitiva e o treinamento reforçam a reserva cognitiva – capacidade do cérebro de armazenar por períodos prolongados as habilidades adquiridas ao longo da vida e de resistir aos prejuízos de um quadro de demência, independentemente da idade.

Apenas duas horas de treinamento cognitivo iniciam mudanças estruturais no cérebro, e aqueles que escolhem desafiar sua capacidade intelectual colhem os benefícios em poucos meses. A estimulação cognitiva e o treinamento também beneficiam o cérebro, aumentando significativamente seu fluxo sanguíneo no córtex pré-frontal, uma região cerebral envolvida na expressão da personalidade e nas tomadas de decisão.

Processar informações rapidamente e dividir a atenção efetivamente são habilidades cognitivas que atingem o pico na idade adulta, entretanto, com o passar dos anos, essas habilidades diminuem. Assim como o desejo de manter um corpo adequado e funcional depois dos 60 anos requer exercícios físicos regulares, garantir a destreza cognitiva com o avanço da idade exige constantemente empurrar o cérebro para novos limites, a fim de evocar mudanças cerebrais que fortaleçam a existência e encorajem novas conexões sinápticas.

Um estilo de vida que incorpora exercícios físicos frequentes, aprendizado contínuo e estimulação cognitiva regular é provavelmente o meio mais efetivo para preservar e melhorar a função cognitiva em qualquer idade.

A deficiência cognitiva é uma grande questão social e de saúde. O declínio cognitivo está entre os aspectos mais temidos de envelhecer. É também o mais dispendioso, em termos de encargos financeiros, pessoais e sociais. Nosso desejo maior é alertar a população sobre a importância do treinamento do cérebro, tornado um caso de saúde pública. Venha abraçar essa causa com a Escola PraticaMente! Nós temos um programa para mudar a sua mente e melhorar a sua qualidade de vida!