MATERIAL DIDÁTICO

Nossas aulas sempre fogem da rotina: você nunca terá um encontro igual ao outro. Para isso, preparamos um material exclusivo para nossos alunos. Apresentamos as apostilas TreinaMente, com exercícios de estimulação cognitiva multilateral; as apostilas NumericaMente, para o treino matemático com o ábaco, jogos de tabuleiro coletivos e individuais, divertidos e que ajudam a sua mente a melhorar a capacidade de raciocínio e do pensamento estratégico para antecipar ações futuras; e, finalmente, as dinâmicas de grupo.

MATERIAL

DIDÁTICO

APOSTILAS TREINAMENTE

Exercícios personalizados de estimulação cognitiva multilateral para o cérebro.

Nessa apostila você encontrará uma grande variedade de quebra-cabeças que se concentram em muitas áreas diferentes do seu cérebro. Alguns enigmas exercitarão habilidades que você já possui, enquanto outros vão abrir sua mente a maneiras de pensar desconhecidas. Resolver enigmas é uma habilidade que você pode aprender. Quando você começa a resolver palavras cruzadas, por exemplo, as palavras vêm de forma devagar e é fácil ficar preso. Porém, quanto mais você persiste, quanto mais familiar você se torna com as palavras peculiares que aparecem frequentemente no jogo, mais rapidamente você resolve as questões. Da mesma forma, você pode aprender técnicas para melhorar seu desempenho em quebra-cabeças, enigmas de lógica e jogos como o Sudoku.

Embora diferentes tipos de quebra-cabeças exijam diferentes táticas de resolução de problemas, existem algumas estratégias básicas que o ajudarão a resolver todos. Aprender essas estratégias universais de resolução de problemas não só vai ajudá-lo a resolver enigmas mais rapidamente, mas também auxiliá-lo a solucionar problemas em sua vida cotidiana.

Apesar de termos citado o Sudoku e as palavras cruzadas como exemplo, muitas vezes as pessoas tentam manter seus cérebros ativos somente praticando esses jogos específicos e mais populares. Embora sejam certamente divertidos e estimulantes, não são muito eficazes em treinar seu cérebro após longas repetições do mesmo desafio. Recentemente, a ciência revelou que a verdadeira evolução das habilidades cognitivas é alcançada com exercícios personalizados que desafiam seu cérebro de formas e abordagens diferentes, que fogem da rotina. Aqui, ao invés de resolver um Sudoku, o aluno deve solucionar um CalcuDoku (uma variação matemática do Sudoku), um problema com Termômetros, um enigma de Diagonal ou, ainda, como colocar o Tatame seguindo as ordens do mestre – e muitos outros enigmas que vão surpreender você!

CALCUDOKU

TERMÔMETROS

DIAGONAL

TATAME

LABIRINTOS E UMA INFINIDADE DE EXERCÍCIOS SUPER DIFERENTES

APOSTILAS NUMERICAMENTE

Exercícios no ábaco Soroban

A Escola PraticaMente utiliza o Soroban, o ábaco japonês, como uma ferramenta de aprendizagem tátil para proporcionar treinamento matemático a estudantes de todas as idades. O objetivo de uma educação de ábaco, no entanto, não é criar calculadoras humanas. Nossa intenção é modificar a forma como os alunos reconhecem o significado dos números e desenvolver partes do cérebro muitas vezes intactas pelo aprendizado convencional de matemática nas escolas. A pesquisa ao longo dos anos mostrou que o ábaco tem impactos positivos na memória de trabalho e nas habilidades de concentração, levando a um incremento nas pontuações de matemática dos alunos e também em outras áreas do conhecimento.

Benefícios do treinamento do ábaco

O treinamento do ábaco desenvolve um enorme sentido dos números em jovens estudantes e reforça a fluência numérica em alunos mais experientes. Estimulamos o desenvolvimento do cálculo mental, da coordenação motora fina, da contagem e dos diversos significados das operações matemáticas.

O ábaco é usado há mais de 5 mil anos como uma poderosa e eficiente ferramenta de cálculo aritmético. Foi uma parte fundamental do currículo básico de matemática nas escolas asiáticas até a popularização de calculadoras elétricas. O aumento dos computadores pessoais também levou a uma mudança de preferência em relação aos dispositivos eletrônicos como ferramentas de aprendizado primário. Mais recentemente, no entanto, houve o ressurgimento na instrução do ábaco em todo o Leste da Ásia, devido a uma valorização renovada dos benefícios cognitivos únicos do aprendizado com o ábaco.

Nossa abordagem

Nosso currículo foi cuidadosamente desenvolvido e inclui, além do ábaco, as apostilas NumericaMente, que possuem as noções básicas de funcionamento do Soroban e operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, além de desafios matemáticos com o ábaco. Enfatizamos a matemática mental desde o início do treinamento, pois os alunos são capazes de visualizar as contas de ábaco movendo apenas seus dedos. Esta visualização resulta em cálculos rápidos e precisos sem o uso de um ábaco na matemática do cotidiano.

A instrução em sala de aula também inclui uma matemática auditiva, por intermédio do “Ditado Numérico”: o treinador chama uma sequência de números que devem ser calculados no ábaco, ativando habilidades auditivas e a memória de trabalho. Também temos o momento dos “Flashes Numéricos”, quando os números ficam piscando brevemente em uma tela antes de serem calculados mentalmente ou no ábaco, envolvendo fortemente a percepção visual.

O uso do ábaco envolve três modalidades de aprendizagem

Enquanto o aprendizado tradicional de matemática é conduzido no lado esquerdo do cérebro, que também processa linguagem e lógica, a instrução do ábaco estimula o lado direito do cérebro, processador da informação visuoespacial.