fbpx

PERGUNTAS FREQUENTES

Perguntas Frequentes sobre a metodologia da Escola PraticaMente e dos procedimentos para matrícula.

PERGUNTAS FREQUENTES

Perguntas Frequentes sobre a metodologia da Escola PraticaMente e dos procedimentos para matrícula.
PARA QUEM SÃO AS AULAS?
O treinamento do cérebro modifica a sua capacidade de pensar e aprender. Durante anos, presumiu-se que o potencial de inteligência era fixado no nascimento e atrelado à genética de cada um. Assim, as dificuldades de aprendizagem eram consideradas como permanentes. Agora a ciência provou que isso não é verdade, por intermédio do treinamento do cérebro. A partir dos 3 anos de idade e sem limites, qualquer pessoa pode treinar a sua mente. Nossa missão é fornecer programas revolucionários de treinamento do cérebro e tecnologias relacionadas à aprendizagem para ajudar nossos alunos a melhorar seu desempenho cerebral.
FALTEI A UMA AULA, COMO FAÇO PARA REPOR?
Caso você tenha tido algum imprevisto que o impediu de comparecer à sua aula no horário da sua turma, entre em contato com a nossa Escola para verificar em qual dia e horário você pode repor essa aula. Pedimos que fale conosco antes, especificamente para informarmos se há espaço na turma em que você deseja fazer a reposição.
COMO FAZER A MATRÍCULA?
Para efetuar a matrícula, os pais e os interessados no curso da Escola PraticaMente devem marcar uma entrevista individual com o nossa equipe pedagógica para conhecer o material didático. Nessa ocasião, nossa equipe receberá você numa sala toda especial, a Sala EncantaMente, para explicar em detalhes como o método poderá contribuir para o seu desenvolvimento.
QUAL É A DURAÇÃO DO CURSO?
O nosso método de ensino individualizado permite que a duração do curso seja de acordo com o ritmo de aprendizado de cada aluno, conforme o seu desempenho e tempo disponível para treinar em casa. No entanto, a duração média do nosso curso, considerando o material didático adquirido no ato da matrícula, é de 24 meses.
HÁ REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO?
Sim, as reuniões são marcadas quando há necessidade, para todas as turmas e idades. A professora CriAtiva, com seu olhar psicopedagógico e neurocientífico, acompanha as reuniões juntamente com o Treinador do Cérebro daquela turma. Dessa forma, permitimos aos responsáveis acesso às informações do desenvolvimento cognitivo do aluno.
COMO OS ALUNOS SÃO AVALIADOS?
Na Escola PraticaMente não temos provas. Aqui, nossos Treinadores do Cérebro incentivam o comportamento por meio de reforço positivo ou negativo. Nossa avaliação é baseada no modelo de condicionamento operante behaviorista de Skinner, …… Existem muitos tipos diferentes de reforçadores que podem ser usados para melhorar comportamentos, mas é importante notar que o tipo utilizado depende do aluno e da situação. Enquanto estrelas de ouro e símbolos são reforços muito eficazes para crianças pré-escolares e do ensino fundamental, eles não vão ter o mesmo efeito para estudantes adolescentes, para um aluno universitário ou mesmo para os adultos.
A ESCOLA PRATICAMENTE OFERECE AULAS AOS SÁBADOS?
Oferecemos atendimentos aos sábados até as 14hpara aqueles que não têm tempo de fazer o curso durante os outros dias. De segunda a sexta-feira, nossa última turma é das 19h às 21h.
A PARTIR DE QUAL IDADE É POSSÍVEL COMEÇAR A ESTUDAR NA ESCOLA PRATICAMENTE? EXISTE UMA IDADE MÍNIMA?
O nosso material aborda conteúdos pré-escolares, por isso, a criança pode começar a estudar na Escola PraticaMente antes mesmo de estar matriculada na escola. Crianças de 3 a 7 anos são atendidas em uma sala especial pela professora, psicopedagoga e neurocientista da aprendizagem, professora CriAtiva. Uma Treinadora do Cérebro infantil que utiliza diversos recursos pedagógicos para a estimulação cognitiva – atividades individualizadas, jogos de estratégias famosos e reconhecidos em diversos países, momentos de aulas de arte direcionados para o treino cognitivo, aulas de teatro e rodas de leituras. Temos um recurso que as crianças adoram: uma tela interativa na parede com diversos aplicativos educativos para momentos de jogos. O sistema proposto consiste em jogos baseados em tecnologia multimídia com uma interface infantil, divertida e empolgante!
A ESCOLA PRATICAMENTE OFERECE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO COM A PROFESSORA CRIATIVA?
Sim, realizamos atendimentos, diagnósticos, acompanhamentos e tratamentos psicopedagógicos com a professora CriAtiva. Esse trabalho será cobrado à parte, se necessário. Mas a notícia boa é que, para as crianças até 12 anos, a professora CriAtiva oferece um feedback psicopedagógico depois de dois meses matriculadas, em forma de uma reunião com os responsáveis, sem nenhum valor adicional.
CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS PODEM ESTUDAR NA ESCOLA PRATICAMENTE?
A metodologia do nosso curso desenvolve nos alunos a capacidade e a postura de estudar pela autoinstrução, tornando-os pessoas independentes, autônomas no dia a dia e bem-sucedidas no futuro. Esse é o objetivo maior para todos os nossos alunos. Aqui na Escola PraticaMente as crianças com alguma necessidade especial são chamadas de crianças iluminadas. Independentemente da idade, as crianças iluminadas têm um atendimento especial e diferenciado, sempre com a professora CriAtiva. Dessa forma, o trabalho é adaptado para cada criança. As funções executivas básicas, como a atenção e a memória de trabalho, têm sido fortemente associadas ao desempenho acadêmico, ao desenvolvimento da linguagem e à estabilidade comportamental. No caso de crianças vulneráveis ​​a problemas cognitivos e de aprendizagem, por causa de uma deficiência intelectual subjacente, nossa meta é melhorar o comprometimento das funções básicas e, assim, aperfeiçoar outras competências. Contamos com vários recursos tecnológicos que permitem às crianças com necessidades especiais acesso fácil aos benefícios da aprendizagem baseada em computador. Os sistemas de tecnologia assistida, incluindo ferramentas e programas de computador, têm o potencial de ajudar as crianças com deficiência a aprender, se comunicar, brincar e ser mais independentes em suas vidas. Esses recursos auxiliam o desenvolvimento prejudicado em várias áreas, como os domínios cognitivos, motores, adaptativos, sociais e emocionais. Os jogos podem ser facilmente customizados para atender às necessidades específicas de crianças com diferentes níveis de comprometimento: lupas, lentes de aumento, réguas de leitura, mouses e teclados ópticos.
QUANDO PODE SER FEITA A MATRÍCULA?
O curso não depende de turmas ou períodos letivos. A matrícula pode ser feita em qualquer momento do ano e um aluno pode entrar em qualquer turma, independentemente do andamento dela, pois o trabalho é sempre individualizado.
QUAL É O VALOR DO CURSO? HÁ TAXA DE MATRÍCULA?
A matrícula é cobrada apenas uma vez, no início do curso. Entre em contato com a nossa Escola para saber o valor da mensalidade.
O MATERIAL DIDÁTICO DO CURSO É VENDIDO?
Sim. No ato da matrícula, o aluno adquire o seu kit, que é composto por quatro apostilas TreinaMente (exercícios variados para estimular diversas habilidades cognitivas), quatro apostilas NumericaMente (exercícios matemáticos de ábaco), um ábaco Soroban com um estojo, um lápis e uma borracha da Escola. Para transportar seu material, você ganha uma linda ecobag da Escola PraticaMente.
NA ESCOLA PRATICAMENTE A AULA É INDIVIDUAL?
As aulas são em turmas de até 12 pessoas, portanto, durante o horário de aula, outros alunos estarão presentes, mas as orientações serão, dentro do possível, individualizadas, respeitando o desenvolvimento de cada um. Dessa forma, na mesma sala poderão estar alunos em estágios diferentes.
QUANTO TEMPO O ALUNO FICA NA ESCOLA?
Os alunos frequentam a Escola uma vez por semana, durante duas horas. Nesse tempo, fazem exercícios na apostila TreinaMente, na apostila NumericaMente e participam de momentos de pura diversão com os jogos de tabuleiros e dinâmicas de grupo! Ah, chegue sempre mais cedo para tomar um café conosco!
HÁ LIÇÕES DE CASA NA ESCOLA PRATICAMENTE?
Sim! Nosso curso prevê lições de casa para que o aluno não perca o hábito do estudo diário, para melhorar a assimilação de outros conteúdos e o desenvolvimento contínuo. Assim como um profissional de esporte que treina todos os dias para se manter em forma, nosso objetivo é que os alunos também treinem a mente todos os dias em casa. O treino constante cria bons hábitos!
POR QUE O TREINO DO CÉREBRO FUNCIONA?
As pesquisas mais recentes no campo das neurociências mostram que o treinamento do cérebro resulta em alterações físicas em sua estrutura, detectáveis pelo moderno escaneamento do cérebro. Nossos programas são baseados no conceito da neuroplasticidade – a ideia de que o cérebro pode ser treinado para se adaptar e se tornar mais eficiente na realização de quaisquer ações. Quando desafiado, nosso cérebro sempre encontra maneiras mais eficientes de reorganizar as conexões neurais. A prática de novas e variadas atividades reorganiza e cria novas vias neurais. Por outro lado, não usar habilidades específicas resulta na eliminação de conexões existentes (seu cérebro fica preguiçoso e você cai na famosa e temível ROTINA). Nosso principal objetivo é ajudar nossos alunos a experimentarem melhorias drásticas no desempenho cerebral. Os programas são projetados para desafiar você a sair da sua zona de conforto, empenhando o cérebro a executar tarefas de formas mais eficientes.
POR QUE FAZER TREINAMENTO COGNITIVO?
Muitas pessoas podem melhorar funções mentais específicas por meio de treinamento cognitivo personalizado e direcionado. A velocidade, a concentração, a atenção e o pensamento espacial do processamento de informações são especialmente treináveis. Particularmente as pessoas mais velhas, que começam a perceber um declínio nessas áreas, se beneficiam muito do treinamento do cérebro. O treinamento é direcionado especificamente para melhorar as funções cognitivas que os indivíduos necessitam fortalecer, mas no fim várias delas são estimuladas ao mesmo tempo. O treinamento é adaptável e variável, o que significa que o nível de dificuldade aumenta à medida que as pessoas resolvem os exercícios mais simples. Há naturalmente um caminho dos exercícios em nossas apostilas, como uma corrente crescente de nível de dificuldade.
O TREINAMENTO DO CÉREBRO É BOM PARA QUÊ?
Nós gostamos de manter nossos corpos ativos, mas por que não investimos a mesma quantidade de atenção em nossas mentes? Todos sabem que é necessário exercitar o corpo para a manutenção da saúde, mas ao mesmo tempo muitos não dão a mesma importância à saúde do cérebro. Talvez pensemos que um pouco de leitura ou um estudo aqui, acolá já seja o bastante, porém as mais atualizadas pesquisas demonstram que a variedade em nossas atividades mentais é a chave para o sucesso no longo prazo, uma vez que a rotina representa o maior veneno da estagnação mental. Ninguém discute que o exercício físico leva a uma vida mais longa e feliz. Então, o que falar sobre o exercício para o seu cérebro? De acordo com as últimas descobertas na neurociência, o cérebro atinge o seu desempenho máximo entre 16 e 25 anos de idade e, posteriormente, seu funcionamento entra em declínio. Para a maioria de nós, não são boas notícias. Mas a melhor notícia é que não importa quantos anos você tenha ou qual é a sua profissão: a ciência mostra que o treinamento com exercícios para o cérebro traz enormes benefícios para você. Sabe qual é a chave para o sucesso? Praticar a sua mente na Escola PraticaMente!
POR QUE TREINAR O CÉREBRO NA ESCOLA PRATICAMENTE FUNCIONA?
Porque nós temos a receita e os ingredientes mais preciosos! Existem várias características que tornam efetivo o treinamento do cérebro. A Escola PraticaMente incorporou todas às atividades que designamos para você. 1. PERSONALIZADO Quando você se matricula na Escola PraticaMente, fazemos uma avaliação do seu desempenho para personalizar seu treinamento e torná-lo único para você. Estudos mostraram que, no início, o aluno deve ser razoavelmente desafiado, mas não dominado pelos exercícios cerebrais. Os resultados máximos serão alcançados quando você trabalha no seu maior potencial, então adaptamos nosso curso para você. 2. OBJETIVO ESPECÍFICO Cada exercício do cérebro que a Escola PraticaMente oferece é projetado para atingir funções cerebrais específicas que você precisa melhorar em sua vida cotidiana. Nós preparamos exercícios que atendam exatamente a esses objetivos. 3. MOTIVADOR Como em qualquer coisa na vida, a prática nos leva à melhor execução – quanto mais você treinar, mais eficiente você vai se tornar. A motivação é a palavra mágica aqui, pois você se desafia, e o treinamento do cérebro é motivador para todas as idades. 4. DESAFIANTE Estudos demonstraram que, quando uma tarefa não aumenta em dificuldade, seu cérebro ficará entediado e começará a automatizar o processo e entrar na zona de conforto, na rotina. Então, depois de um tempo, você não será mais desafiado. Quanto mais você joga Sudoku, melhor você fica, mas em algum momento seu cérebro já não é desafiado. Quando o cérebro reestrutura-se e domina um desafio, ele automatiza o processo de solução. Embora isso seja bom para algumas tarefas que temos que fazer de forma regular, tais como dirigir um carro ou andar de bicicleta, seu cérebro sempre precisa de novos desafios para se manter em forma. O nível de nossos exercícios cerebrais aumenta com cada jogo que você pratica, para que o desafio permaneça em todos os momentos e você atinja seu melhor desempenho.

Inscreva-se para uma AULA GRÁTIS

Inscreva-se para uma

AULA GRÁTIS

Que tal conhecer nosso método mais de pertinho? Inscreva-se ao lado e faça uma aula grátis! Você será recebido pela nossa equipe pedagógica em uma sala preparada exclusivamente para você – a sala EncantaMente, onde você será apresentado, em detalhes, como o nosso método poderá contribuir para seu desenvolvimento. Venha se envolver num programa fitness cerebral divertido e estimulante! Temos incríveis exercícios de alongamento e fortalecimento do cérebro para uma vida mais confiante e feliz!

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta de 08:00 às 18:00

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta de 08:00 às 18:00