Como o cérebro aprende

Existe um “reino do aprendizado” no qual novas conexões neurais podem se formar e a retenção de memória pode ocorrer

O cérebro humano é a estrutura mais complexa e extraordinária do universo conhecido. E embora haja muitas facetas inspiradoras do cérebro, vou me concentrar aqui na “neuroplasticidade”, um termo que tem sido muito utilizado nos últimos dois anos e representa a base científica do treinamento  do cérebro da Escola PraticaMente.

A neuroplasticidade é a incrível capacidade do cérebro de mudar e se adaptar como resultado de nossas interações diárias com o mundo ao nosso redor. Ela permite que o cérebro se reorganize, formando novas conexões e podando as antigas, seguindo um princípio de “use ou perca”.

Muitas vezes, as pessoas pensam na infância e na idade adulta como um período de crescimento do cérebro – o jovem aprende constantemente coisas novas, embarca em novas aventuras, mostra um espírito explorador e inquisitivo. Por outro lado, a idade adulta mais avançada (após os 25 anos de idade) é frequentemente vista como um período de declínio cognitivo, com pessoas se tornando mais esquecidas e menos inclinadas a buscar novas experiências.

Os cientistas pensavam que você nascia com todas as suas células cerebrais, mas a verdade é que há uma rotatividade. Você perde células cerebrais com o tempo, mas  também as cultiva. Certos hábitos, como o exercício mental, podem aumentar o número de células cerebrais que você produz. Mas muitas delas morrem dentro de uma semana se não forem usadas. É por isso que envolver seu cérebro e aprender novas habilidades pode mantê-lo saudável. Quanto mais você pratica e treina uma habilidade, mais densas se tornam as conexões neurais. Isso ajuda você a lembrar o que aprendeu e faz seu cérebro ser diferente de uma máquina, pois está constantemente mudando, suas peças minúsculas continuamente crescendo e se retraindo, fortalecendo e enfraquecendo, possibilitando que você aprenda com suas experiências, se adapte a novas situações e armazene uma vida inteira de memórias.

Venha treinar o seu cérebro na Escola PraticaMente. Faça uma aula experimental grátis e descubra como aprender pode ser divertido e gostoso em qualquer idade. O aprendizado não encontra limites na idade.

Flávia Valadares – Neurocientista e Psicopedagoga da Escola PraticaMente