Imagine como seria a sua vida se pudesse aprender e pensar mais rapidamente, se lembrar de mais coisas e prestar mais atenção nos momentos importantes do dia. O conceito de neuroplasticidade, que é a capacidade do nosso cérebro de se adaptar, mudar e crescer, é a ciência por trás da Escola PraticaMente e a base dos programas do nosso material didático. Combinamos o poder comprovado do treinamento cerebral individualizado para melhorar a capacidade do cérebro de pensar, ler, aprender, raciocinar, lembrar e focar. Habilidades do cérebro mais fortes tornam a sua vida melhor!

A arte e a ciência do desenvolvimento do cérebro

A visão mais profunda do cérebro alcançada no final do século XX foi a descoberta de que, ao longo da vida de uma pessoa, ele nunca deixa de sofrer mudanças estruturais e operacionais baseadas em experiências de vida. Quanto mais ricas as experiências, maior o desenvolvimento do cérebro. Os neurocientistas usam o termo neuroplasticidade para descrever este processo, o qual observaram primeiro nos ratos de laboratório. Quando um rato é criado em um ambiente “enriquecido” – por exemplo, uma gaiola cheia de brinquedos e equipamentos de ginástica, juntamente com outros ratos para brincar –, seu cérebro desenvolverá um maior número de conexões de células nervosas (sinapses) e fibras nervosas aumentadas (dendríticas), especialmente no hipocampo, em que a memória está inicialmente codificada.
Como resultado de circuitos cerebrais mais complexos, os ratos enriquecidos com o ambiente melhoram nos testes que medem a aprendizagem e a memória espacial. Em um teste de memória espacial, no labirinto de água, os animais são colocados em um pequeno grupo de águas turvas nas quais devem nadar até encontrar uma plataforma de escape submersa. Neste teste, os ratos enriquecidos com o meio ambiente superam consistentemente aqueles criados em ambientes mais simples, não estimulantes. O desenvolvimento e o desempenho dos cérebros melhorados ocorrem em macacos, gatos e em uma série de outros animais criados em ambientes enriquecidos.
A mesma regra é válida para humanos? Quase com certeza: os neurocientistas estão convencidos disso, embora não possam, por razões éticas óbvias, projetar um experimento comparativo em humanos para testar essa conclusão. Mas eles encontraram deficiências notáveis ​​no desenvolvimento intelectual e emocional entre crianças criadas em instituições de órfãos em comparação com crianças da mesma idade que são transferidas das instituições para famílias adotivas. Os cérebros das crianças que permanecem nas instituições têm menos conexões ligando diferentes partes do córtex, além de possuírem a atividade química reduzida, especialmente nas áreas frontal e temporal – dois importantes locais para memória e outras funções cognitivas. Em adultos, experiências foram realizadas em indivíduos que passaram anos aperfeiçoando habilidades específicas. O raciocínio subjacente a essas experiências é assim: graças à sua plasticidade, o cérebro deve mostrar um desenvolvimento aprimorado nas áreas utilizadas para a realização de uma habilidade específica.

Você pode melhorar a potência do seu cérebro

Esse aumento de cérebro que se modifica por sua plasticidade continua até o dia em que morremos. Ao aprender mais, fazer mais e experimentar mais, formamos um maior número de circuitos dentro do cérebro e, desse modo, aumentamos seu poder funcional. Como resultado, ficamos mais inteligentes, rápidos e mais astutos. Sempre que falamos em maneiras de melhorar o funcionamento do nosso cérebro, geralmente nos referimos à cognição, ao processo pelo qual atendemos, identificamos e reagimos ao mundo externo e aos nossos próprios pensamentos. O cérebro humano desenvolveu funções poderosas que não estão presentes em outras espécies ou estão presentes em formas menos significativas. Incluído aqui estão a linguagem, memória, aprendizado perceptivo e habilidades motoras, raciocínio, pensamento visual, lógica, criatividade e habilidade matemática, dentre outras competências. A notícia empolgante sobre cada uma dessas funções é que elas podem ser melhoradas através do treinamento cognitivo!