10 primeiros sinais e sintomas da doença de Alzheimer

A perda de memória que atrapalha a vida diária pode ser um sintoma da doença de Alzheimer ou de outras demências. A doença de Alzheimer é uma doença cerebral que provoca um declínio lento na memória, pensamento e raciocínio. Existem 10 sinais e sintomas de aviso. Se você notar algum deles, não os ignore. Marque uma consulta com seu médico.

1 – PERDA DE MEMÓRIA QUE PREJUDICA A VIDA COTIDIANA

Um dos sinais mais comuns da doença de Alzheimer, especialmente no estágio inicial, é o esquecimento das informações recentemente aprendidas. Outros incluem esquecer datas ou eventos importantes, pedir repetidamente as mesmas informações e, cada vez mais, depender de ajudas de memória (por exemplo, lembretes ou dispositivos eletrônicos) ou membros da família para coisas que, anteriormente, faziam e recordavam por conta própria.

2 – DESAFIOS NO PLANEJAMENTO OU NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Algumas pessoas podem experimentar mudanças em sua capacidade de desenvolver e seguir um plano ou trabalhar com números. Eles podem ter dificuldade em seguir uma receita familiar na hora de cozinhar ou acompanhar as contas mensais. Eles podem ter dificuldade em se concentrar e levar muito mais tempo para fazer as coisas do que antes.

3 – DIFICULDADES EM COMPLETAR TAREFAS FAMILIARES EM CASA, NO TRABALHO OU NO LAZER

As pessoas com doença de Alzheimer muitas vezes acham difícil completar tarefas diárias. Às vezes, as pessoas podem ter problemas para dirigir até um local familiar, gerenciar um orçamento no trabalho ou lembrar as regras de um jogo favorito.

4 – CONFUSÃO COM O TEMPO OU LUGAR

Pessoas com Alzheimer podem perder a noção de datas, estações do metrô ou do ônibus e a passagem do tempo. Eles podem ter dificuldade em entender algo se não estiver acontecendo imediatamente. Às vezes, podem esquecer onde estão ou como chegaram em algum lugar.

5 – PROBLEMAS NA COMPREENSÃO DE IMAGENS VISUAIS E RELAÇÕES ESPACIAIS

Para algumas pessoas, ter problemas de visão é um sinal da doença de Alzheimer. Eles podem ter dificuldade em ler, julgar a distância de objetos e determinar a cor ou o contraste, causando problemas na direção.

6 – PROBLEMAS COM PALAVRAS AO FALAR OU ESCREVER

Pessoas com Alzheimer podem ter dificuldade em seguir ou participar de uma conversa. Eles podem parar no meio de uma frase e não têm ideia de como continuar ou podem se repetir. Podem apresentar dificuldades com o vocabulário, problemas para encontrar a palavra certa ou chamar coisas pelo nome errado (por exemplo, chamar um “cartão” de “cheque”).

7 – PERDER AS COISAS E A CAPACIDADE DE REFAZER OS PRÓPRIOS PASSOS

Uma pessoa com doença de Alzheimer pode colocar as coisas em lugares incomuns. Eles podem perder coisas e serem incapazes de voltar aos seus passos para encontrá-las novamente. Às vezes, eles podem acusar outros de roubo. Isso pode ocorrer com mais frequência ao longo do tempo.

8 – JULGAMENTO DETURPADO

Pessoas com Alzheimer podem experimentar mudanças no julgamento ou na tomada de decisões. Por exemplo, eles podem usar pouco julgamento ao lidar com dinheiro, dando grandes quantias para os operadores de caixa no supermercado. Eles podem prestar menos atenção à higiene ou se manter limpos.

9 – APOSENTADORIA PRECOCE E ATIVIDADES SOCIAIS

Uma pessoa com Alzheimer pode começar a se afastar de hobbies, atividades sociais, projetos de trabalho ou esportes. Eles podem ter dificuldade em acompanhar um time favorito ou lembrar-se de como praticar e terminar o hobby favorito. Eles também podem evitar participarem de atividades sociais por causa das mudanças que sofreram.

10 – MUDANÇAS DE HUMOR E PERSONALIDADE

O humor e as personalidades das pessoas com Alzheimer podem mudar. Eles podem se tornar confusos, desconfiados, deprimidos, medrosos ou ansiosos. Eles podem ficar facilmente chateados em casa, no trabalho, com amigos ou em lugares onde estão fora de sua zona de conforto.

A DETECÇÃO PRECOCE É IMPORTANTE.

Se você notar qualquer um dos 10 sinais de alerta da doença de Alzheimer em si mesmo ou alguém que você conhece, não os ignore. Marque uma consulta com seu médico. Com a detecção precoce, você pode explorar tratamentos que podem aliviar os sintomas e ajudá-lo a manter um nível de independência maior no seu dia a dia.

A melhor notícia: o nosso cérebro compensa parte do declínio cognitivo que todos sofremos depois dos 25 anos de idade, tendo como base as experiências, os desafios e os conhecimentos adquiridos. Continuar aprendendo coisas novas deixa a sua mente sempre afiada. A  Escola PraticaMente tem um curso que vai ajudá-lo com exercícios de ginástica para o cérebro e para os neurônios, melhorando a sua qualidade de vida, independente da sua idade.

Flávia Valadares – Neurocientista e Psicopedagoga da Escola PraticaMente